quarta-feira, 11 de março de 2009

A Identidade do Lixo

“Não quero luxo, não quero lixo, e que se lixem aqueles que acham que o lixo é apenas lixo.”


A arte é educação, é protesto, é manifesto e é contemplação. Obviamente, se ainda houver espaço para contemplação numa realidade tão medíocre. A não-contemplação do conceito artístico, se deve ao simples fato de que, hoje vivemos numa era que exige do nosso olhar muito mais atenção e foco naquilo que é totalmente dispensável ao invés de nos estimular para realidade virtuosa e cheia de significados que a própria arte nos traz como bagagem no bonde da história.


A arte, na concepção de alguns, também é lixo. Hoje em dia é muito complicado afirmar qual é qual ou qual é o que. Temos lixos de arte e arte feita de lixo. Isso vai depender apenas do seu ponto de vista, ou melhor, da sua capacidade de entendimento e consciência dentro de uma cadeia de valores pré-estabelecidos no seu repertório crítico.


O que é lixo para você? Fica até difícil de responder não é? Afinal, estamos acostumados a ouvir por aí que um determinado produto é um lixo apenas por não atender a uma determinada necessidade a qual se esperava um desempenho completo. Uma simples roupa velha, por vezes, vai parar no lixo. Não quero nem entrar no mérito da questão do exagero das toneladas de alimentos que diariamente vão parar no lixo só porque foram tocadas por um talher durante a refeição e, portanto, não servem mais. Os fanáticos por futebol dizem que o time do rival é um lixo. Aqueles que se opõem a determinado gênero musical rotulam aquele gênero desprezível como lixo. E por aí vai. Já ia me esquecendo, e a velha máxima de que se você não estudar, vai virar lixeiro (essa é a pior).


Foi bom falar em desprezo. A palavra desprezível é a representação literal de como o lixo é encarado em determinadas sociedades. Digo em determinadas, pois, em outras, o lixo é encarado de forma séria desde que, claramente, tenha valor comercial e com ele seja possível gerar lucros e dividendos. O desprezo pelo lixo é um atestado de debilidade, é como desprezar a própria higiene, é dizer ao mundo que o mundo é um lixo e que lixo por lixo, cada um que cuide do seu e os governantes que façam o resto, que passem na porta da residência e o leve para bem longe. Como se a Terra não fosse redonda e girasse em torno do seu próprio eixo, como se a vida fosse algo estático, linear e invariavelmente tudo ficasse parado no mesmo lugar, como ficam paradas as mentes daqueles que não movem sequer uma palha para que o mundo, em rodopios ao seu redor, pudesse refletir melhores ações e cheirasse menos mal.


Rodopios, roda moinhos, rodas gigantes, giros e estripulias à parte, a espiral da vida vai prosseguindo de forma cíclica e com ela a mentalidade de alguns privilegiados enxerga a própria vida fora deste eixo desequilibrado do senso comum e, através da arte, se torna capaz de manifestar em idéias uma maneira diferenciada de encarar o simples lixo apenas como lixo. O lixo tem identidade, tem personalidade e também tem vida. A obra acima reflete e evidencia com singela naturalidade e veemente abstração que o momento, agora crítico, poderia ser diferente. Ao invés do vermelho, tudo poderia ser azul ou até mesmo, agora que está na moda, verde. No entanto, o momento exige atenção. O sinal está vermelho. O alerta está ligado. Quem quiser continuar no seu mundinho colorido de ilusões é bom ficar atento à cor da realidade, antes que seja tarde demais e aí, inevitavelmente, a coisa vai ficar preta!


Sem contemplações por hoje. A obra manifestou, o texto protestou e eduque-se com isso quem quiser. Contemplar? Fica para uma próxima em que o tema não for indigesto. Aliás, este texto está um lixo!!! Ou não...-----------------------------------------------------------------------

Renato Nicolleti - 26/02/2009

http://propagafree.blogspot.com/


4 comentários:

Anônimo disse...

Rick,
Uma das melhores supresas e revelações neste 05 semestre que estamos juntos FPA: foi vc, como artista, como colega e amigo.
E tenho certeza quem em 2009 vira agradáveis supresas. Milhoões de parabens, te gosto muito e te admiro pelo grande artista poeta e amigo que é.
Elis

Edu disse...

Esse trabalho vermelho ficou muito bom... mas eu quero meu quadro!

Rafael Vasquez disse...

Ae cumpadi, to deixando um link do meu artista plástico favorito procê dar uma olhada.
www.irvingnorman.com

Denise Barros disse...

Ah que legal, achei um colega de faculdade/curso. Também faço artes plásticas na fpa, estou no 4° semestre. Eu fiquei na monitoria da exposição em que esta obra estava. Parabéns pelo belo trabalho ;D